terça-feira, 11 de setembro de 2012

Dia Mundial de Limpeza 2012



Clean Up The World 2012


Dia Mundial de Limpeza ou Clean Up The World é, essencialmente, um evento do tipo "mãos à obra". Tem o claro objetivo de fazer algo concreto pelo meio ambiente com resultados imediatos e locais: limpar o lixo descartado irresponsavelmente e acumulado em todos os litorais do planeta. Simboliza também a união mundial e a dedicação em prol de um mundo mais limpo, consciente e saudável para a humanidade.

Essa iniciativa, que teve início na praia de Copacabana (RJ), em 2003, cria a oportunidade da participação voluntária individual e anônima. Ou seja, qualquer pessoa interessada pode ajudar de forma efetiva, mesmo que não faça parte de um grupo formado para atuar no dia do evento (veja abaixo os pontos de encontro para poder participar). Deixando de jogar lixo nas praias, mares, rios e lagoas, ao mesmo tempo em que ajudamos na limpeza desses ambientes, retirando os detritos sólidos descartados de forma irregular, podemos vislumbrar dias melhores para o seres marinhos e para nós mesmos. Afinal, quem não gosta de chegar na praia, respirar o ar fresco, pisar na areia branca e mergulhar na água limpa.

Esse evento vem se tornando um dos eventos ambientalistas internacionais mais conhecidos, participativos e efetivos do mundo. Participam simultaneamente neste dia mais de 35 milhões de pessoas de mais de 125 países em prol de um mundo mais limpo. Essa ação visa ampliar a conscientização, reforçar a educação ambiental dos usuários em relação ao lixo lançado nas praias e fazer uma coleta seletiva que será doada à instituições de reciclagem, gerando ao final um relatório a ser enviado posteriormente para a ONU/UNEP.

Como sempre fazemos, além das luvas, 60 mil sacolas de plástico reciclado serão distribuídas aos voluntários nos pontos de encontro determinados, e os resíduos coletados serão catalogados, para gerar um Relatório Final para a ONU, e destinados às cooperativas e instituições de reciclagem. Durante esses anos de campanha, mais de 120 toneladas de microlixo foram retiradas de nossas praias, melhorando a qualidade de vida e impedindo que animais marinhos viessem a se asfixiar e morrer por inanição.



Ano Internacional das Cooperativas - Tema 2012 da ONU / UNEP / CLEAN UP THE WORLD.

Junte-se aos 35 milhões de pessoas de mais de 125 países em prol de um mundo mais limpo!

Seja Voluntário! Contamos com a sua Presença!

Dia 15 de Setembro de 2012 – Sábado, de 10 às 13 horas

Pontos de Encontro / Coordenadores de Área:

Rio de Janeiro / RJ

Praia de Copacabana:
A)  Leme - Próximo à Pedra do Leme, onde os voluntários caminharão em direção ao JW Marriott Hotel RJ, na rua Santa Clara (Grupo dos Hotéis Othon e Outback);
B) Colônia dos Pescadores / Posto 06 - A coleta será também em direção à rua Santa Clara (Grupo da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro - Prefeitura RJ);
C) Em frente à rua Santa Clara - com alunos da Rede de Ensino; voluntários do JW Marriott Hotel RJ e agentes ambientais da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro - Prefeitura RJ; 
D) Rua Rodolfo Dantas - Grupo do Metrô Rio, em direção à rua Santa Clara.

Praia do Flamengo: Próximo à Marina da Glória, com a Guarda Municipal.

Praia Vermelha: Na Praia Vermelha, com os Mergulhadores do Piratas do Mergulho.

Praia de Ipanema:
A)  Pedra do Arpoador - Posto 07, onde os voluntários caminharão rumo à rua Garcia D´Avila;
B)  Em frente ao Hotel Fasano, caminhando até a rua Garcia D´Avila;

Praia do Leblon: Na Ponta da Praia do Leblon, até o Jardim De Alah.

Lagoa Rodrigo de Freitas: No Parque dos Patins, com uma grande mobilização junto à Colônia de Pescadores Z-13.

Barra da Tijuca:
A)  No Posto 02 com os Grupos Adapt Surf, Outback, e funcionários e familiares da SABB (Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil) e Prezunic;
B)  Em frente ao Hotel Sheraton Barra – com Grupos do Hotel Sheraton Barra e Reviverde.

Recreio: Encontro no Posto 12, na Praça Tim Maia, com o Grupo do Colégio Palas-Recreio; e a AMOR (Associação de Moradores do Recreio).

Prainha: Encontro em frente ao Parque da Prainha, com surfistas locais, e os Grupos da Prefeitura e COMLURB.

Grumari: Encontro na Praia de Grumari, com a ASAG (Associação de Surfistas do Grumari) e FESERJ (Federação de Surfe do Rio de Janeiro).

Baía de Guanabara: Ponto de encontro na Praia da Urca, com canoístas do Clube Carioca de Canoagem / CCC.

Ilha de Paquetá: Encontro na Praia da Moreninha, com a Guarda Municipal.

Niterói - Via Patrocínio Oficial da Siemens, e Parceria com a Subsecretaria de Sustentabilidade de Niterói - RJ:
Praias de Itaquatiara, Icaraí, São Francisco, Charitas, Itaipú, Gragoatá, Flexas, Piratininga, Lagoa de Piratininga, Praia de Boa Viagem.

Sepetiba: Encontro no "Coreto", com a coordenadora Magali Jordão; e com moradores locais e Grupos da Guarda Municipal.

Itaguaí: Encontro no Instituto Boto Cinza.


Cabo Frio / RJ
Concentração Geral na Praia do Forte e suas proximidades (Coordenação: Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente – Coordenadoria Geral de Meio Ambiente).

Maricá / RJ
Em frente à Escola Municipal Marcus Vinícius Caetano Santana, com a coordenadora, Paula Guerra.

Saquarema / RJ
Concentração na Praia de Itaúna; com surfistas e moradores desta localidade.

Americana / SP
Concentração Geral na Praia dos Namorados, com o Grupo da SABB (Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil) e Barco Escola.

Florianópolis / SC 
Encontro com o IDESC, na Lagoa da Conceição.

Aracajú / SE  
A Ação ocorrerá em toda a extensão da Praia de Atalaia, com funcionários do Setransp.

São Luís / MA  
A cidade comemora os seus 400 anos neste ano. A mobilização local será coordenada pela SEMA (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão), em diversas praias da região.

Fazenda Rio Grande / PR  
Encontro nas margens do Rio Grande, com o Grupo da SABB (Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil), Prefeitura, Acinfaz e demais instituições locais. 


Recebido através do e-mail do:
Instituto Ecológico Aqualung Rua do Russel, 300 / 401, Glória, Rio de Janeiro, RJ. 22210-010
Tels:  (21) 2558-3428 ou 2558-3429 ou 2556-5030
Fax: (21) 2556-6006 ou 2556-6021
E-mail:  instaqua@uol.com.br
Site: http://www.institutoaqualung.com.br