terça-feira, 22 de setembro de 2009

MEDOS MAIS COMUNS NA ÁREA PROFISSIONAL

“O medo de perder, tira totalmente a vontade de ganhar. (Wanderley Luxemburgo)"
O medo não faz parte da nossa natureza, ou seja, não nascemos com medo, mas sim aprendemos a ter medo no convívio social. O que nos dá a esperança de um dia podemos viver sem ele, o que é muito difícil.
Acreditamos que ter medo é uma reação natural no ser humano, até por uma questão de defesa, para se proteger dos perigos da vida.
O medo só pode ser adquirido através do sistema de repressão, pois sociedades não-repressivas não desenvolvem o medo.
Existe uma crendice popular que diz: “ Ah, enfrenta que você perde o medo. Mas nem sempre conseguimos acabar com ele, pois é só relaxar um pouquinho que o medo volta.
Entusiasmo + repressão = medo
Luiz Antônio Gasparetto, comenta sobre medos na nossa vida profissional, algumas pessoas podem até não admitir, mas esses medos estão presente e as vezes nem notamos em virtude da nossa correria do dia-a-dia, são eles:
  1. Medo de perder o emprego, esse é o principal de todos, porque pode ser gerado por outros medos básicos, como o medo de ficar sem dinheiro, o que não é bom para ninguém pois dependemos dele para a nossa sobrevivência.
  2. Medo de ficar sem dinheiro, é o medo de perder a valorização. De que forma você já se desvaloriza? Mostra o recalque do entusiasmo de ter prazer consigo e de ser “si mesmo”.
  3. Medo de perder a reputação, é provocado pela nossa vaidade. De que forma você já se desclassifica? Recalque do entusiasmo do prazer de ser “si mesmo”.
  4. Medo de parecer ridículo, vem da vaidade, da pretensão de querer ser o que não é. De que forma você já se ridiculariza? Recalque do entusiasmo do prazer de ser “si mesmo”.
  5. Medo de perder a proteção da empresa ou da família, medo do desamparo ou medo da solidão, tudo isso é gerado pela nossa insegurança, de que não se segura em si, no seu bom senso. De que forma você já se desampara? Recalque do entusiasmo do prazer de sentir e de se guiar por si.
  6. Medo de perder o sossego, provocado pela auto- perseguição. De que forma você já se atormenta? Recalque do entusiasmo de deixar fluir, do prazer de sentir e ser espontâneo.
  7. Medo de ser roubado, seqüestrado, abusado, gerado pela autodeploração. De que forma você já se deplora de você? Recalque do entusiasmo do prazer de deixar ser “ si mesmo”, da liberdade para gozar.
  8. Medo de falar em público, decorre da vaidade ou constrangimento. De que forma você já se constrange? Ou de que forma você se oprime? Recalque do entusiamo do tesão de se expressar.
  9. Medo do fracasso, é gerado pela vaidade. De que forma você já reduz o seu potencial e se limita? Recalque do entusiasmodo tesão de saber fazer as coisas por si.
  10. Medo de cometer erros, devido à autodeploração. De que forma você já erra com você? Como você se condena, se recrimina e se pune? Recalque do entusiasmo da curiosidade de descobrir o novo.
  11. Medo de ser passado para trás, vem da autodeploração. De que forma já está se pondo para trás? Recalque do entusiasmo do tesão de ser ousado e da liberdade de seguir para onde quer.
  12. Medo se não ser mais considerado capaz, habilitado para o cargo, medo da impotência, medo denão corresponder às espectativas, vem do exagero em termos de expectativas, de querer ser o maravilhoso ou o super-homem. De que forma você já neutraliza as suas capacidades? De que forma você está se oprimindo? Recalque do entusiasmo da liberdade de fazer o que se tem vontade.
  13. Medo de não dar conta do recado, devido a insegurança. Você já se recalca e não liga para si mesmo. Recalque do entusiasmo da liberdade de criar e de ser original.
  14. Medo de assumir cargos de liderança ou do poder, Vem da autodeploração, da agressividade voltada contra si. De que forma você já se nega o poder e se massacra?Recalque do entusiasmo da agressividade ou capacidade de se impor ao mundo.
  15. Medo se assumir responsabilidades, Devido à irresponsabilidade. De que forma você nega o seu poder e se trata como criancinha? Recalque do entusiasmo da ousadia e do prazer por si.
  16. Medo da riqueza, da prosperidade e do sucesso, Devido a preconceitos religiosos, autodesvalorização, mesquinhez, pobreza de espírito. Está sempre relacionado a outros medos.
  17. Medo de ser dominado, Vem do dominador em potencial, do supercontrolador, dos delírios de grandeza, do complexo de inferioridade. Você se inferioriza, se supercontrola e se superprotege. De que forma você já faz isso tudo? Recalque do entusiasmo: prazer de deixar ser.
  18. Medo do futuro e do desconhecido, vem da fuga do confronto com a realidade. De que forma você está fugindo de ver a sua verdade agora? Recalque do entusiasmo da curiosidade e do prazer de conhecer o novo.
  19. Medo de dirigir a própria vida, decorrente da infantilidade. De que forma a sua vida já está sem direção? Como você desvaloriza o seu bom senso? Recalque do entusiasmo da vontade de fazer o que quer.
  20. Medo de tomar decisões, ver medo do erro, das responsabilidades.
  21. Medo de ter medo, vem da vaidade. De que modo você nega a necessidade de se confrontar? Recalque do entusiasmo da liberdade de ser “ si mesmo “.
  22. Medo de críticas, e o criticismo em alto grau. De que forma você vive se criticando? Recalque de entusiasmo da curiosidade e do prazer de discenir ou de sentir com seus próprios sentidos.
  23. Medo da inveja dos colegas, é comum no invejoso, frustado e dissimulado. De que forma você se frusta e esconde o resultado de você? Recalque do entusiasmo da ousadia para fazer o que tem vontade.
  24. Medo de prejudicar os outros, ver medo de passar para trás.

Tendo medo ou não devemos enfrentar os muitos problemas do nosso dia-a-dia, porque somos nós que temos que resolver e não fugir e muito menos culpar terceiros.

Por: Antônio Alves dos Santos

Retirado do site Administradores.com

Abraços e sucesso!!!

Camila Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário