segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A FORMIGA

UMA FÁBULA OU TALVEZ NÃO...
Todos os dias, a formiga chegava cedinho à oficina e desatava a trabalhar.
Produzia e era feliz.
O gerente, o Leão, estranhou que a formiguinha trabalhasse sem supervisão.
Se ela produzia tanto sem supervisão, melhor seria supervisionada!
Contratou uma barata, que tinha muita experiência como supervisora e fazia belíssimos relatórios.
A primeira preocupação da Barata foi de estabelecer um horário para entrada e saída da Formiga.
De seguida, a Barata precisou de uma secretária paraa ajudar a preparar os relatórios e...
....contratou uma Aranha que além do mais, organizava os arquivos e controlava as ligações telefônicas.
O Leão ficou encantado com os relatórios da Barata e pediu também gráficos com índices de produção e análise de tendências, que eram mostrados em reuniões específicas para o efeito.
Foi então que a Barata comprou um computador e uma impressora laser e...
....admitiu a Mosca para gerir o departamento de informática.
A Formiga de produtiva e feliz, passou a lamentar-se com todo aquele universo de papéis e reuniões que lhe consumiam o tempo!
O Leão concluiu que era o momento de criar a função do gestor para a área onde a formiga operária trabalhava.
O cargo foi dado a uma cigarra, cuja primeira medida foi comprar uma carpete e uma cadeira ortopédica para o seu gabinete.
A nova Gestora, a cigarra, precisou ainda de um computador e de uma assistente (que trouxe do seu antigo emprego) para ajudar na preparação de um plano estratégico de otimização do trabalho e no controle do orçamento para....
....a área aonde trabalhava a Formiga, que já não cantarolava mais e cada dia se mostrava mais enfadada.
Foi nessa altura que a Cigarra, convenceu o gerente, o Leão, da necessidade de fazer um estudo climático do ambiente.
Ao considerar as disponibilidades, o Leão deu-se conta que a Unidade em que a Formiga trabalhava já não rendia como antes;
e contratou a Coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico e sugerisse soluções.
A Coruja permaneceu três meses no escritório e fez um extenso relatório, em vários volumes que concluía: "HÁ MUITA GENTE NESSA EMPRESA"
Advinha quem o Leão começou por despedir?
.
.
.
.
A Formiga é claro, porque "andava muito desmotivada e aborrecida".
Autor: Desconhecido
OBS: Os personagens dessa fábula são fictícios; qualquer semelhança com pessoas ou fatos reais, é pura coincidência....
Sucesso
Camila Barros

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

VAMOS DESENVOLVER SERES HUMANOS, PORQUE TREINAMENTO SÓ É PARA ANIMAIS DE CIRCO!

A vida é feita de desafios diários e cada um de nós tem desafios diferentes a enfrentar, como você os enfrentará é que determinará seu futuro e como será sua vida.

E mudar é a única certeza que temos, seja nós ou o mundo estamos sempre em constante transformação, o grande problema não é a mudança em si, mas como reagimos a ela, por isso a importância de ter uma boa auto-estima, você deve se aceitar com os seus defeitos e qualidades e saber viver com eles ou incorrerá no erro de continuar a culpar o mundo pela suas mazelas.
Existe um exercício muito simples e poderoso de auto-conhecimento que poderá lhe auxiliar a fortalecer a sua auto-estima, pegue uma folha em branco, faça 2 linhas no meio, dividindo a folha em 3 partes, coloque na parte superior os títulos nesta ordem Qualidades; Defeitos ou Deficiências e Como melhorar, com isso você poderá visualizar as características físicas ou psicológicas que você gostaria de mudar ou não.
Um exemplo de características físicas: Se você colocar que se acha baixinha, não tem muito que fazer, tem que se acostumar, mas se colocar que se acha acima do peso, programe uma dieta, pois isso você pode mudar.
Exemplo de características psicológicas: Ser tímida, você pode começar a ler em publico, se obrigar falar com uma pessoa diferente por dia sei lá invente um exercício para desenvolver esta característica.
A grande diferença entre as duas é que nem todas as características físicas podem ser mudadas, mas as psicológicas são apenas uma questão de força de vontade e programação mental.
Reveja seus objetivos, em uma lista faça duas colunas uma com o que você é e na outra o que você gostaria de ser e avalie qual a "lacuna" entre os dois, estes serão seus objetivos de desenvolvimento, não estabeleça mais de 5 de uma vez e monitore o que você está fazendo para mudar periodicamente.
Não adianta choramingar o mundo não tem dó de ninguém, é você que tem de conquistar seu espaço, você é livre, o que está esperando para realizar seus sonhos, acredito que ninguém esteja confinado em uma cela ou acorrentado á alguma pedra, são apenas amarras psicológicas que você criou no passado e agora estão te limitando (como na estória do elefante de circo que depois de adulto fica preso por pequena estaca e uma corda fina), na realidade nós é que temos de declarar nossa própria alforria.
Está viagem de incertezas que passamos se chama mudança, e são nestes momentos que nos sentimos desprotegidos, mas como em processo evolutivo sairemos mais fortes, preparados e confiantes para conquistar nossos sonhos.
Mas na maioria das vezes não conseguimos fazer isso sozinhos, por isso a importância de se realizar dinâmicas, reuniões, coachings para desenvolver sua equipe, pois se você não assumir isso com a sua equipe, alguém assumirá e a partir deste momento não adianta reclamar dos resultados.
Como Heráclito já disse a cerca de 2.500 anos atrás
"Tudo muda exceto a própria mudança.”.
Lembre-se sempre do exemplo da lagosta , que cresce formando e largando uma série de cascas duras, protetoras. Cada vez que ela se expande, de dentro para fora, a casca confinante tem de ser mudada. A lagosta fica exposta e vulnerável até que, com o tempo, um novo revestimento vem substituir o antigo.
A cada passagem de um estágio de crescimento humano para outro, também temos de mudar uma estrutura de proteção. Ficamos expostos e vulneráveis, mas também efervescentes e embriônicos novamente, capazes de nos estendermos de modo antes ignorado.
Essas mudanças de pele podem durar vários anos; entretanto, se sairmos, de cada uma dessas passagens, entramos num período mais prolongado e mais estável, no qual podemos esperar relativa tranqüilidade e uma sensação de reconquista de equilíbrio.
Por Roberto Recinella
Retirado do site Administradores.com
Abraços e sucesso!!!
Camila Barros

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

GESTÃO DO FÓSFORO

“Um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal: Estes quatro elementos fazem parte de uma das melhores histórias sobre atendimento que conhecemos."
Um homem estava dirigindo há horas e, cansado da estrada, resolveu procurar um hotel ou uma pousada para descansar. Em poucos minutos, avistou um letreiro luminoso com o nome: Hotel Venetia.
Quando chegou à recepção, o hall do hotel estava iluminado com luz suave. Atrás do balcão, uma moça de rosto alegre o saudou amavelmente: “- Bem-vindo ao Venetia!” Três minutos após essa saudação, o hóspede já se encontrava confortavelmente instalado no seu quarto e impressionado com os procedimentos: tudo muito rápido e prático.
No quarto, uma discreta opulência; uma cama, impecavelmente limpa, uma lareira, um fósforo apropriado em posição perfeitamente alinhada sobre a lareira, para ser riscado. Era demais! Aquele homem que queria um quarto apenas para passar a noite começou a pensar que estava com sorte.
Mudou de roupa para o jantar (a moça da recepção fizera o pedido no momento do registro). A refeição foi tão deliciosa, como tudo o que tinha experimentado, naquele local, até então. Assinou a conta e retornou para quarto. Fazia frio e ele estava ansioso pelo fogo da lareira. Qual não foi a sua surpresa! Alguém havia se antecipado a ele, pois havia um lindo fogo crepitante na lareira. A cama estava preparada, os travesseiros arrumados e uma bala de menta sobre cada um.. Que noite agradável aquela!
Na manhã seguinte, o hóspede acordou com um estranho borbulhar, vindo do banheiro. Saiu da cama para investigar. Simplesmente uma cafeteira ligada por um timer automático, estava preparando o seu café e, junto um cartão que dizia: “Sua marca predileta de café. Bom apetite!” Era mesmo! Como eles podiam saber desse detalhe? De repente, lembrou-se: no jantar perguntaram qual a sua marca preferida de café.
Em seguida, ele ouve um leve toque na porta. Ao abrir, havia um jornal. “Mas, como pode?! É o meu jornal! Como eles adivinharam?” Mais uma vez, lembrou-se de quando se registrou: a recepcionista Havia perguntado qual jornal ele preferia. O cliente deixou o hotel encantando. Feliz pela sorte de ter ficado num lugar tão acolhedor.
Mas, o que esse hotel fizera mesmo de especial? Apenas ofereceram um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal. Nunca se falou tanto na relação empresa-cliente como nos dias de hoje. Milhões são gastos em planos mirabolantes de marketing e, no entanto, o cliente está cada vez mais insatisfeito mais desconfiado. Mudamos o layout das lojas, pintamos as prateleiras, trocamos as embalagens, mas esquecemos-nos das pessoas. O valor das pequenas coisas conta, e muito. A valorização do relacionamento com o cliente. Fazer com que ele perceba que é um parceiro importante!!!
Lembrando que: Esta mensagem vale também para nossas relações pessoais (namoro, amizade, família, casamento) enfim pensar no outro como ser humano é sempre uma satisfação para quem doa e para quem recebe. Seremos muito mais felizes, pois a verdadeira felicidade está nos gestos mais simples de nosso dia-a-dia que na maioria das vezes passam despercebidos.
Autor: Desconhecido
Abraços e Sucesso!
Camila Barros

terça-feira, 22 de setembro de 2009

MEDOS MAIS COMUNS NA ÁREA PROFISSIONAL

“O medo de perder, tira totalmente a vontade de ganhar. (Wanderley Luxemburgo)"
O medo não faz parte da nossa natureza, ou seja, não nascemos com medo, mas sim aprendemos a ter medo no convívio social. O que nos dá a esperança de um dia podemos viver sem ele, o que é muito difícil.
Acreditamos que ter medo é uma reação natural no ser humano, até por uma questão de defesa, para se proteger dos perigos da vida.
O medo só pode ser adquirido através do sistema de repressão, pois sociedades não-repressivas não desenvolvem o medo.
Existe uma crendice popular que diz: “ Ah, enfrenta que você perde o medo. Mas nem sempre conseguimos acabar com ele, pois é só relaxar um pouquinho que o medo volta.
Entusiasmo + repressão = medo
Luiz Antônio Gasparetto, comenta sobre medos na nossa vida profissional, algumas pessoas podem até não admitir, mas esses medos estão presente e as vezes nem notamos em virtude da nossa correria do dia-a-dia, são eles:
  1. Medo de perder o emprego, esse é o principal de todos, porque pode ser gerado por outros medos básicos, como o medo de ficar sem dinheiro, o que não é bom para ninguém pois dependemos dele para a nossa sobrevivência.
  2. Medo de ficar sem dinheiro, é o medo de perder a valorização. De que forma você já se desvaloriza? Mostra o recalque do entusiasmo de ter prazer consigo e de ser “si mesmo”.
  3. Medo de perder a reputação, é provocado pela nossa vaidade. De que forma você já se desclassifica? Recalque do entusiasmo do prazer de ser “si mesmo”.
  4. Medo de parecer ridículo, vem da vaidade, da pretensão de querer ser o que não é. De que forma você já se ridiculariza? Recalque do entusiasmo do prazer de ser “si mesmo”.
  5. Medo de perder a proteção da empresa ou da família, medo do desamparo ou medo da solidão, tudo isso é gerado pela nossa insegurança, de que não se segura em si, no seu bom senso. De que forma você já se desampara? Recalque do entusiasmo do prazer de sentir e de se guiar por si.
  6. Medo de perder o sossego, provocado pela auto- perseguição. De que forma você já se atormenta? Recalque do entusiasmo de deixar fluir, do prazer de sentir e ser espontâneo.
  7. Medo de ser roubado, seqüestrado, abusado, gerado pela autodeploração. De que forma você já se deplora de você? Recalque do entusiasmo do prazer de deixar ser “ si mesmo”, da liberdade para gozar.
  8. Medo de falar em público, decorre da vaidade ou constrangimento. De que forma você já se constrange? Ou de que forma você se oprime? Recalque do entusiamo do tesão de se expressar.
  9. Medo do fracasso, é gerado pela vaidade. De que forma você já reduz o seu potencial e se limita? Recalque do entusiasmodo tesão de saber fazer as coisas por si.
  10. Medo de cometer erros, devido à autodeploração. De que forma você já erra com você? Como você se condena, se recrimina e se pune? Recalque do entusiasmo da curiosidade de descobrir o novo.
  11. Medo de ser passado para trás, vem da autodeploração. De que forma já está se pondo para trás? Recalque do entusiasmo do tesão de ser ousado e da liberdade de seguir para onde quer.
  12. Medo se não ser mais considerado capaz, habilitado para o cargo, medo da impotência, medo denão corresponder às espectativas, vem do exagero em termos de expectativas, de querer ser o maravilhoso ou o super-homem. De que forma você já neutraliza as suas capacidades? De que forma você está se oprimindo? Recalque do entusiasmo da liberdade de fazer o que se tem vontade.
  13. Medo de não dar conta do recado, devido a insegurança. Você já se recalca e não liga para si mesmo. Recalque do entusiasmo da liberdade de criar e de ser original.
  14. Medo de assumir cargos de liderança ou do poder, Vem da autodeploração, da agressividade voltada contra si. De que forma você já se nega o poder e se massacra?Recalque do entusiasmo da agressividade ou capacidade de se impor ao mundo.
  15. Medo se assumir responsabilidades, Devido à irresponsabilidade. De que forma você nega o seu poder e se trata como criancinha? Recalque do entusiasmo da ousadia e do prazer por si.
  16. Medo da riqueza, da prosperidade e do sucesso, Devido a preconceitos religiosos, autodesvalorização, mesquinhez, pobreza de espírito. Está sempre relacionado a outros medos.
  17. Medo de ser dominado, Vem do dominador em potencial, do supercontrolador, dos delírios de grandeza, do complexo de inferioridade. Você se inferioriza, se supercontrola e se superprotege. De que forma você já faz isso tudo? Recalque do entusiasmo: prazer de deixar ser.
  18. Medo do futuro e do desconhecido, vem da fuga do confronto com a realidade. De que forma você está fugindo de ver a sua verdade agora? Recalque do entusiasmo da curiosidade e do prazer de conhecer o novo.
  19. Medo de dirigir a própria vida, decorrente da infantilidade. De que forma a sua vida já está sem direção? Como você desvaloriza o seu bom senso? Recalque do entusiasmo da vontade de fazer o que quer.
  20. Medo de tomar decisões, ver medo do erro, das responsabilidades.
  21. Medo de ter medo, vem da vaidade. De que modo você nega a necessidade de se confrontar? Recalque do entusiasmo da liberdade de ser “ si mesmo “.
  22. Medo de críticas, e o criticismo em alto grau. De que forma você vive se criticando? Recalque de entusiasmo da curiosidade e do prazer de discenir ou de sentir com seus próprios sentidos.
  23. Medo da inveja dos colegas, é comum no invejoso, frustado e dissimulado. De que forma você se frusta e esconde o resultado de você? Recalque do entusiasmo da ousadia para fazer o que tem vontade.
  24. Medo de prejudicar os outros, ver medo de passar para trás.

Tendo medo ou não devemos enfrentar os muitos problemas do nosso dia-a-dia, porque somos nós que temos que resolver e não fugir e muito menos culpar terceiros.

Por: Antônio Alves dos Santos

Retirado do site Administradores.com

Abraços e sucesso!!!

Camila Barros

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

45 LIÇÕES QUE VALE APENA APRENDER NA VIDA

CONSELHOS ESCRITOS POR REGINA BRETT, 90 ANOS, CLEAVELAND, OHIO. "Para celebrar o envelhecer, uma vez eu escrevi 45 lições que a vida me ensinou. É a coluna mais requisitada que eu já escrevi. Meu taxímetro chegou aos 90 em Agosto, então aqui está a coluna mais uma vez:
  1. A vida não é justa, mas ainda é boa.
  2. Quando estiver em dúvida, apenas dê o próximo pequeno passo.
  3. A vida é muito curta para perdermos tempo odiando alguém.
  4. Seu trabalho não vai cuidar de você quando você adoecer. Seus amigos e seus pais vão. Mantenha contato.
  5. Pague suas faturas de cartão de crédito todo mês.
  6. Você não tem que vencer todo argumento. Concorde para discordar.
  7. Chore com alguém. É mais curador do que chorar sozinho.
  8. Está tudo bem em ficar bravo com Deus. Ele agüenta.
  9. Poupe para aposentadoria começando com seu primeiro salário.
  10. Quando se trata de chocolate, resistência é em vão.
  11. Sele a paz com seu passado para que ele não estrague seu presente.
  12. Está tudo bem em seus filhos te verem chorar.
  13. Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem idéia do que se trata a jornada deles..
  14. Se um relacionamento tem que ser um segredo, você não deveria estar nele.
  15. Tudo pode mudar num piscar de olhos. Mas não se preocupe, Deus nunca pisca.
  16. Respire bem fundo. Isso acalma a mente.
  17. Se desfaça de tudo que não é útil, bonito e prazeroso.
  18. O que não te mata, realmente te torna mais forte.
  19. Nunca é tarde demais para se ter uma infância feliz. Mas a segunda só depende de você e mais ninguém.
  20. Quando se trata de ir atrás do que você ama na vida, não aceite não como resposta.
  21. Acenda velas, coloque os lençóis bonitos, use a lingerie elegante. Não guarde para uma ocasião especial. Hoje é especial.
  22. Se prepare bastante, depois se deixe levar pela maré.
  23. Seja excêntrico agora, não espere ficar velho para usar roxo.
  24. O órgão sexual mais importante é o cérebro.
  25. Ninguém é responsável pela sua felicidade além de você.
  26. Encare cada chamado "desastre" com essas palavras: Em cinco anos, vai importar?
  27. Sempre escolha a vida.
  28. Perdoe tudo de todos.
  29. O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta.
  30. O tempo cura quase tudo. Dê tempo.
  31. Independentemente se a situação é boa ou ruim, irá mudar.
  32. Não se leve tão a sério. Ninguém mais leva...
  33. Acredite em milagres
  34. Deus te ama por causa de quem Deus é não pelo o que você fez ou deixou de fazer.
  35. Não faça auditoria de sua vida. Apareça e faça o melhor dela agora.
  36. Envelhecer é melhor do que a alternativa: morrer jovem.
  37. Seus filhos só têm uma infância
  38. Tudo o que realmente importa no final é que você amou.
  39. Vá para a rua todo dia. Milagres estão esperando em todos os lugares.
  40. Se todos jogássemos nossos problemas em uma pilha e víssemos os de todo mundo, pegaríamos os nossos de volta.
  41. Inveja é perda de tempo. Você já tem tudo o que precisa.
  42. O melhor está por vir.
  43. Não importa como você se sinta, levante, se vista e apareça..
  44. Produza.
  45. A vida não vem embrulhada em um laço, mas ainda é um presente "

Aproveite o máximo a vida, sem ter medo de viver.

Abraços e sucesso.

Camila Barros

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

É melhor ser profissional determinado do que um fracassado acomodado...

Há muito tempo ouço pessoas reclamarem afirmando que o mercado é injusto, que falta oportunidades, que não são reconhecidas profissionalmente entre outras centenas de argumentações, justificando seu insucesso ou frustração. Da mesma maneira, vários clientes e amigos empresários mostram o outro lado da moeda quando reclamam que estão preocupados devido a várias dificuldades encontradas, entre elas, contratação de profissionais qualificados e até mesmo aproveitamento dos profissionais existentes em suas empresas.

Entendo claramente estes argumentos quando estou principalmente lecionando no ensino superior. Fico encantado e entusiasmado com o nível intelectual e maturidade profissional de alguns alunos, os quais se desdobram para se diferenciar em suas atividades acadêmicas, não apenas fazendo algo para ser entregue aos professores, mas fazendo algo para aprender a fazer cada vez melhor. Algumas atividades acadêmicas que recebemos possuem um nível tão avançado em relação à qualidade, profissionalismo e maturidade que temos a certeza que será apenas uma questão de tempo (e pouco tempo) para que estes discentes conquistem uma boa recolocação no mercado de trabalho ou com seu empreendedorismo, abram um negócio próprio que terá grandes chances de sucesso.
Mas, como em todo lugar, há aqueles que acreditam que através do plágio, copiando trabalhos inteiros ou parte deles da internet ou quando muito, fazendo uma atividade tão simplória que conceituá-la de insignificante seria um grande elogio, poderão vir a ter seu diploma e acreditam que serão bem procurados pelo mercado ou que terão suas vagas garantidas. Acreditam que não tem nada a aprender, que podem enganar os professores (quando na verdade estão se enganando), que são profissionais formados por natureza e que as empresas deverão se adequar ao seu estilo de vida. São aqueles que nunca têm tempo para estudar para provas, realizar trabalhos e estudos de caso, mas sobra tempo para irem a bares e se ausentarem das aulas para ir às maravilhosas festas.
Isso também acontece em inúmeras empresas. Há profissionais que acreditam não precisar se reciclar, participar de treinamentos, estudar ou aprender algo novo de outro setor e são muito resistentes a mudanças.
Mas há aqueles que sempre estão dispostos a fazer a “máquina” continuar a se movimentar. Buscam alternativas, se especializam em várias áreas, procuram questionar para compreender, apresentam novos projetos e nunca se cansam. Acompanham o ritmo alucinado das transformações globais e precisam muito mais ser “segurados” do que “empurrados”.
É um círculo vicioso. Os futuros recém formados que afirmam não ter tempo para melhorar seu potencial, capacidade e caráter, se tornarão em breve (se já não forem) aqueles que trabalharão por décadas fazendo a mesma coisa, da mesma forma, com os mesmos resultados e reclamando por não terem oportunidades. Enquanto aqueles que realmente se dedicam, esforçam, são criativos e determinados, serão profissionais altamente cobiçados pelo mercado e as oportunidades e promoções farão parte de suas vidas com muita freqüência.
Segundo Dalai Lama “Determinação coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Se estamos possuídos por uma inabalável determinação conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.”
Em momento algum posso afirmar que estar presente em sala de aula ou apresentar os melhores trabalhos seja sinal de capacidade e potencial, mas posso afirmar que, fazer tudo isso, com certeza demonstram determinação e foco em alcançar um grande objetivo que será responsável pelo sucesso ou fracasso de uma vida. Obviamente é melhor ser um profissional determinado em busca do sucesso a um fracassado acomodado.
“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis." (José de Alencar).
Retiro do Administradores.com
Autor: WAGNER CAMPOS
Sucesso....
Camila Barros