sábado, 22 de agosto de 2009

Dia Mundial sem Carro. Você vai participar?

Essa semana começa a mobilização para o Dia Mundial Sem Carro, que ocorre em todo dia 22 de setembro. Em todo o Brasil, cidades se organizam para divulgar a data e conseguir o maior número possível de pessoas para aderir à causa e deixar os seus veículos de lado por um dia.

A idéia surgiu inicialmente na Europa, durante a crise do petróleo nos anos 70. Conhecida lá fora como “World Carfree Day”, a data foi oficialmente instituída em 2000, mas só chegou ao Brasil em 2001, quando 11 cidades brasileiras aderiram à data.

Neste ano é previsto que várias cidades orfereçam programações especiais para comemorar o dia. Em São Paulo, as atividades para o Dia Mundial Sem Carro 2009 começam já no próximo dia 25 de agosto com um debate sobre o projeto de ampliação da Marginal Tietê.

Além disso, no dia próprio do evento, diversas atividades de rua tomarão parte da programação. Entre as atividades estão, a Vaga Viva (transformação de espaços de estacionamento na rua em local de convivência e práticas lúdicas) e o Desafio Intermodal (competição realizada entre vários modos de transporte para verificar quem é mais rápido, em horário de congestionamento, em um mesmo percurso).

Uma Proposta, com finalidade educativa, determina ainda que quem circular na região central de São Paulo no dia 22/9 receberá notificação com os objetivos da campanha.
Qual você acha que é a repercurssão desse tipo de mobilização? Um dia é suficiente para que as pessoas se concientizem? Você vai participar e deixar o seu carro de lado?
Retirado do site Ambiente Brasil
Eu vou participar e vc?
Camila Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário