terça-feira, 11 de agosto de 2009

EM BUSCA DAS PERGUNTAS CERTAS

Uma boa definição de confiança seria aquele sentimento enriquecedor, edificante e positivo que se tem antes de entender totalmente determinada situação. Depois de me formar na faculdade sentia que estava pronta para enfrentar qualquer desafio, achava que seria fácil. Mas foi então que confrontei a realidade...foi muito frustrante. Descobri que não estava preparada para algumas tarefas. E não tinha a menor ideia de como deveria me preparar, já que pensava que iria obter as respostas na faculdade.
Eu tinha muitas dúvidas, mas o maior problema era que não sabia a quem poderia fazer as perguntas necessárias. Por isso a principio eu fingi saber o que estava fazendo. Acredite não é uma boa receita para uma liderança de sucesso! Depois de alguns meses, fiquei desesperada...Decidi me arriscar a ser tolo por cinco minutos e passei a fazer mais perguntas.
Nem todos descobrem esse segredo. Li uma história hilariante, no Livro de Ouro da Liderança do Autor John C. Maxwell, sobre três irmãos que competiam em tudo. Eles deixaram a casa onde viviam em busca de fortuna, e os três foram bem-sucedidos. Um dia, quando estavam todos juntos, começaram a contar vantagem sobre os presentes que tinham acabado de dar à mãe, já idosa.
- Contruí uma mansão para a mamãe - orgulhava-se o primeiro.
- Bem, eu comprei para ela uma Mercedes novinha com motorista e tudo - contou o segundo.
- Ganhei dos dois - exclamou o terceiro. - Vocês sabem como a mamãe gosta da Bíblia, mas não consegue enxergar direito. Por isso, mandei para ela um papagaio marrom capaz de recitar a Bíblia inteira. Doze monges levaram doze anos para ensiná-lo. Tive de oferecer uma contribuição anual de 100 mil doláres ao monastério durante dez anos para que o treinassem, mas valeu a pena. Mamãe só precisa dizer o capítulo e o versículo, e o papagaio recita na mesma hora.
Pouco tempo depois, cada um dos irmãos recebeu um bilhete da mãe. Ao Primeiro filho, ela escreveu: "Milton, a casa que você construiu para mim é muito grande. Vivo em apenas um aposento, mas preciso limpar a casa inteira." Ao segundo filho, relatou: "Marty, estou velha demais para sair de casa. Fico aqui o tempo todo, por isso nunca uso a Mercedes. Além disso, o motorista é muito grosseiro!" A mensagem dirigida ao terceiro filho era mais gentil: "Querido Melvin, você é o único filho que teve o bom senso de escolher algo de que sua mãe gosta. O frango estava delicioso!"
Algumas pessoas precisam aprender, mesmo que á força, a importância de se fazer perguntas! A capacidade de perguntar geralmente distingue os bem-sucedidos dos demais. O motivo é simples: só obtemos respostas às perguntas que fazemos. Sem perguntas não há respostas. Como afirmou o consultor financeiro Bernard Baruch, "milhões de pessoas viram maçãs caindo, mas Newton foi o único que perguntou por quê".
Texto Adaptado do O Livro de Ouro da Liderança.
Reflitam sobre isso!!
Abraços e sucesso!
Camila Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário