domingo, 31 de janeiro de 2010

Os dozes pratos – a liderança!

Certo príncipe orgulhava-se de sua rara e antiga coleção de porcelana que era formada por doze pratos de grande beleza artística e decorativa. Um dia o seu cuidadoso zelador, em momento de infelicidade, deixou que se quebrasse um dos pratos.
Quando o príncipe ficou sabendo ficou furioso, e condenou à morte o dedicado servidor que fora vítima de uma circunstância fortuita.
A notícia se espalhou pelo Império, e às vésperas da execução do desafortunado servidor, se apresentou um sábio idoso que se comprometeu a deixar a coleção com os doze pratos iguais novamente, se o servo fosse perdoado.
O príncipe reuniu sua corte e aceitou a oferta do ancião, que solicitou que fossem colocados todos os pratos restantes sobre uma mesa coberta por uma toalha de linho, e que os pedaços do prato quebrado fossem espalhados em volta do móvel.
Quando tudo estava pronto, o sábio acercou-se da mesa e num gesto inesperado, puxou a toalha com os pratos restantes, que se arrebentaram ao cair sobre o piso de mármore.
O príncipe e toda a corte olhavam chocados, sem saber o que dizer, quando o sábio disse serenamente:
- Senhor, aí está sua coleção com todos os pratos iguais conforme prometi. Agora também pode mandar me matar, já que essa porcelana vale mais do que a vida de seres humanos, e considerando que sou idoso e já vivi além do que esperava, sacrifico-me em benefício daqueles que provavelmente iriam morrer no futuro quando quebrassem algum prato.

Passado o choque, o príncipe emocionado e comovido, libertou o velho sábio e o zelador, compreendendo que nada é mais precioso do que a vida.
Não somos príncipes e tampouco estamos em um Império, mas muitas vezes valorizamos mais as coisas do que o ser humano; damos mais importância a tarefas e processos do que às pessoas que os executam. Sem perceber, priorizamos o “ter” ao “ser”.
Em um mercado cada vez mais globalizado, complexo e competitivo, estamos muitas vezes tão profundamente envolvidos com os negócios e seus resultados, que negligenciamos as pessoas, causando angústia, frustração, falta de credibilidade e decepção em todos os níveis das organizações.
É por isso que não basta ser gestor, é preciso ser líder. Um líder que enxergue e aceite as pessoas como elas são, tratando-as com respeito e dignidade, independentemente de raça, níveis hierárquicos ou sociais, e religião. Alguém que priorize o ser humano, que promova o desenvolvimento das pessoas e da equipe, que projete uma visão compartilhada, e que dê feedback honesto; consciente de que todas as conquistas são fruto do trabalho em equipe.

Abraços e sucesso,
Camila Barros

domingo, 24 de janeiro de 2010

CONFIANÇA

O progresso na carreira significa assumir responsabilidades cada vez maiores, precisamos inspirar confiança nos outros para que eles nos encarreguem dessas responsabilidades.
Você pode ser um profissional muito autoconfiante, mas de qualquer forma precisa ser capaz de inspirar confiança nos outros por meio de suas atitudes. Então, seguem alguns pontos importantes sobre confiança:
Coerência: algumas pessoas defendem determinados pontos de vista ou comportamentos, mas não os colocam em prática. A coerência entre o que você fala e faz é fundamental quando se trata de inspirar confiança.
Integridade: é ter princípios sólidos e manter-se fiel a eles, aconteça o que acontecer. A pessoa não deixa de dizer o que acha, mesmo que todo mundo discorde. Não é bajuladora, nem maria-vai-com-as-outras, nem falsa: é integra.
Transparência: não apenas as ações devem ser claras, mas as intenções também. Por isso quem age de determinada forma, mas não explica seus motivos quando isso lhe é pedido, também não está sendo transparente.
Justiça: não se espera que a pessoa justa seja capaz de favorecer alguém em prejuízo de outros, tome decisões unilaterais, tente levar vantagem, ou seja, tendenciosa. A pessoa justa é percebida como alguém equilibrado e de bom-senso.
Lealdade: Você cumpre as promessas que faz? Honra os compromissos que assume? É capaz de colocar uma causa coletiva acima de interesses pessoais? Essas são algumas das formas como se pode demonstrar lealdade.
Empatia: a empatia faz de você uma pessoa receptiva, com quem as outras sentem que podem contar.
Na medida em que você incorporar essas atitudes e inspirar cada vez mais confiança, as pessoas efetivamente confiarão em você.
Por: Farias Souza
Abraços e sucesso!!
Camila Barros

sábado, 16 de janeiro de 2010

SMART - Ferramenta para Desenvolver Competências

S (Specific), metas específicas, objetivas. É muito comum ouvir o líder dizer “precisamos vender mais, produzir mais, reduzir mais orçamento”, mas, em quê? Vender mais o quê? É preciso definir claramente, sendo específico na definição da meta. Foco.
M (Mensurable), metas mensuráveis. Quantificáveis. O desejo de muitos: “quero ganhar dinheiro este ano”. Tudo bem, mas quanto dinheiro você quer e como ganhar?
A (Attainable), metas lúcidas e alcançáveis. Aqui temos o ponto principal da maior falha dos líderes: estabelecer metas inalcançáveis. O líder muitas vezes determina metas como aumentar a produção em quatro vezes, crescer 50% este ano, mas se esquece de levar em conta a realidade do mercado e da própria empresa. Será que temos insumos e equipe para alcançar tais objetivos? Caso contrário, ao estabelecer uma meta além do que se pode conquistar, pode-se gerar uma desmotivação ao ver que no terceiro mês, nenhuma delas foi alcançada.
R (Relevant), metas relevantes. Uma forma de estimular a motivação das pessoas é confirmar se elas entendem que a meta é desafiadora e está ligada ao seu propósito de vida, que o realiza. Metas desafiantes que ao conquistá-las, as pessoas tenham orgulho de contar para a família. Comprometimento com a causa.
T (Time-bound), metas com tempo definido. O prazo para conquistar a meta deve ser claro, deve ter data para terminar. O tempo é um fator decisivo para que você consiga ou não atingir a meta. Ao planejar o tempo corretamente, você elimina formas de pensar como “tudo para ontem”, “não tenho tempo para nada”, “ainda hoje”, entre outros. Compromisso, envolvimento e determinação.
Como gestor, líder ou colaborador, use o SMART para monitorar seus objetivos e analisar quais as competências que precisam ser melhoradas.
  • Lançar uma campanha de incentivo para vendedores.
  • Reestruturar um departamento.
  • Instalação de um novo sistema de informática.
  • Criar um programa de desenvolvimento de talentos.
  • Descobrir necessidades de treinamento.
  • Criar uma campanha de lançamento de um produto.
  • Crescimento emocional, espiritual e familiar.
  • Impor-se novos desafios.

Aproveite 2010 pra colocar em pratica!

Por: Farias Souza

Sucesso e felicidades!!!

Camila Barros

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Encontre um meio e faça suas escolhas!

Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu Sonho, sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes.
Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo.
Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo.
O SUCE$$O é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem!
Mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados. Não se compare à maioria, pois, infelizmente ela não é modelo de sucesso. Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas.
Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da piscina.
A realização de um sonho depende de dedicação, há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica, mas toda mágica é ilusão, e a ilusão não tira ninguém de onde está, em verdade a ilusão é combustível dos perdedores pois…
Quem quer fazer alguma coisa, encontra um MEIO. Quem não quer fazer nada, encontra uma DESCULPA.

Qual é o meio??? Comece por fazer suas ESCOLHAS!
Um enorme abraço, Feliz 2010 e Suce$$o!

Autor: Farias Souza

Abraços e Sucesso
Camila Barros