sábado, 4 de abril de 2009

ADMINISTRE A SUA VIDA, NÃO O SEU TEMPO!


Como Peter Drucker dizia, “nada distingue melhor os executivos eficazes do que o cuidado e o carinho que dispensam ao tempo”. Todo mundo tem direito a 24 horas por dia, nem mais nem menos, mas nem todos conseguem tirar o mesmo proveito delas. Ninguém por mais esperto que seja, é capaz de economizar alguns minutos de um dia para usar no seguinte.

As pessoas precisam administrar-se. Pois a maioria perde tempo quando fazem coisas que promovem pouco ou nenhum retorno. Já é suficientemente ruim quando os liderados fazem isso, pois desperdiçam a vida e seu potencial. Contudo, quando os líderes é que gastam tempo em vão, o prejuízo é maior, pois não é somente deles, o potencial daqueles que o seguem também está sendo desperdiçado.

Embora muitos entendam que o tempo é finito, a maioria não entende de fato o seu valor. Charles Spezzano escreve:

"Na verdade, você não usa dinheiro para pagar pelas coisas; você paga com tempo. Em cinco anos, terei economizado o suficiente para comprar aquela casa de campo que tanto queríamos. Aí poderei descansar. Isso quer dizer que a casa me custará cinco anos – a décima-segunda parte de sua vida adulta. Transforme esse valor monetário da casa, do carro ou de qualquer outra coisa em tempo, e depois veja se ainda vale a pena."

As pessoas que administram a vida fazem coisas que:

  • Potencializam seu propósito geral na vida
  • Enfatizam seus valores
  • Maximizam seus pontos fortes
  • Aumentam sua alegria
  • Capacitam e orientam outras pessoas
  • Agregam valor a outras pessoas – isso aumenta sua influência.

O escritor e naturalista John Burroughs, escreveu uma vez:

Continuo achando cada dia muito curto [...]
Para todos os pensamentos que quero ter,
Para todas as caminhadas que desejo fazer,
Para todos os livros que desejo ler,
Para todos os amigos que desejo ver.

Quando o líder tem uma noção de propósito, aproveita a vida e tem ciência de quão breve é seu tempo na terra; os dias sempre parecem muito curtos. É por isso que se torna tão necessário administrar-se bem. Tudo quanto o líder faz em sua carreira, na vida pessoal e na liderança depende disso.

Reflitam sobre isso, abraços e sucesso.

Camila Barros

5 comentários:

  1. Gostei do artigo. Nunca havia analisado pela ótica de que nossos projetos, incluindo os bens materiais, projetamos por tempo, e não por dinheiroo.

    Sucesso na nova empreitada.
    Anmiel Siqueira de Carvalho.

    ResponderExcluir
  2. ajudou-me a tomar algumas notas mentais! Preciso de um software para administrar minhas notas mentais.

    ResponderExcluir
  3. Percebo agora quanto tempo foi perdido ao longo dos meus 50 anos! Realmente concluo que tempo e espaço não existem, mas são apenas referências mundanas criadas pelo homem e que nada é mais importante que o "Aqui e Agora".

    ResponderExcluir
  4. Quero agradecer do fundo do meu coração os comentários.. Espero que meu texto tenha ajudado na reflexão de vocês com relação ao tempo.

    Espero Ved que vc consiga o seu software para administração das notas mentais..rsrs... e por favor quando conseguir, me indica..rrs.preciso também...

    Graces, fico feliz por percebe que atraves do texto vc conseguiu concluir que o tempo e espaço não existem. e espero que vc viva mais o "Aqui e Agora"..

    Qualquer coisa estamos ai pra somar..sempre...Obrigada..
    Abraços e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso comentário. Precisava ler isso mesmo, obrigado pela mensagem. Há muito tempo, procuro me administrar melhor e, aos poucos, acredito que estou conseguindo.

    ResponderExcluir