quarta-feira, 29 de abril de 2009

RECONHECIMENTO: valorize o capital humano da sua empresa!


Livros de liderança e resultados organizacionais apontam que o capital humano é um dos poucos ativos que pode aumentar de valor, ao contrário das máquinas e equipamentos que, mesmo com manutenção constante, depreciam progressivamente após a aquisição. No entanto, para que isso ocorra, e não o contrário como de costume, é preciso dar manutenção diária nas mentes e corações das pessoas.
Hoje, se exige cada vez mais produtividade e multidisciplinaridade que, se mal conduzidas, geram insatisfação e a sensação de que nunca se produziu o suficiente para a empresa.
A solução está nas políticas que a empresa dispõe para trabalhar a motivação e o reconhecimento de seus colaboradores. Dar mais autonomia, flexibilidade, respeito e cuidado, gera autoconfiança e engajamento.
As pessoas são por natureza instáveis, carentes, possuem desejos, crenças, expectativas e emoções, essas sensações sofrem variações conforme os estímulos que recebem durante o dia, sejam eles, pessoais ou profissionais. Ninguém pensa, age e sente igual todos os dias.
Com isso o reconhecimento servirá para estabilizar, impulsionar e sintonizar os comportamentos aos interesses da cada um e das empresas que servem. E não se trata apenas de bons salários, são também fundamentais: acesso às informações, treinamentos, cursos, liderança atuante e coerente, benefícios, bom ambiente, incentivos, equipe coesa e comunicação clara quantos aos objetivos individuais e coletivos esperados. E isso tudo de forma integrada. Ações isoladas não geram resultados. Assim, se exercitarmos o reconhecimento e investirmos em nosso capital humano, com certeza o retorno será imensurável!
Sucesso e muita motivação para todos!!
Camila Barros

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