quinta-feira, 29 de outubro de 2009

SITUAÇÕES DE INCERTEZA, COMO AGIR?



Pessoal,

Muitas vezes em nossas vidas nos deparamos com situações para as quais não estávamos preparados ou havíamos nos planejado para enfrentar e superar. Se há uma coisa certa nessa vida é que sempre nos confrontaremos com situações de incertezas, a diferença está em como nos preparamos para viver nesse ambiente de incerteza, preparando e identificando cenários, estabelecendo alternativas de atuação para cada cenário e como nós fazemos nossas escolhas.


Na grande maioria das vezes, conseguimos superar essas situações de incerteza, mas há momentos da vida em que ocorrem acontecimentos para os quais simplesmente não havia como nos planejarmos ou prepararmos para enfrentar essas situações. São os chamados “Cisnes Negros”. São momentos em que você simplesmente perde o chão e qualquer referência em que você pode se apoiar para superar essas adversidades. São momentos de angústia em que ocorre uma famosa frase que gosto muito que é : “Quando achei que havia encontrado todas as respostas, vem a vida e muda as perguntas”.


É justamente nessa hora em que nós temos que mostrar nossas qualidades como líderes, é a hora em que devemos exercitar uma das principais qualidades de um líder que é saber se reconstruir e recomeçar novamente a partir de novos paradigmas e de novas bases de apoio. É hora de revermos nossos conceitos, nossas verdades, nosso erros e aprender com eles em busca de uma nova visão da situação enfrentada, nos reconstruir como seres humanos e recomeçar nossas vidas.


É um processo doloroso e longo. Parece que você está em um túnel que em determinado momento começa a afunilar cada vez mais e a ficar cada vez mais apertado para você passar, criando feridas no seu corpo ao menor contato, mas que você deve sempre ter em mente que isso logo vai terminar, bastam algumas gotas de tempo.


É hora de desacelerar um pouco e seguir aquela canção do Renato Teixeira :

“Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei
Ou nada sei”

É por isso que muitas vezes é preciso reconstruir e recomeçar. Afinal de contas, recomeçar é uma palavra que nos inspira a aprender e a tentar apagar as coisas ruins que nos aconteceram e tentar recomeçar de uma outra forma.


Por: Marcelão..

Um abraço,
Sucesso
Camila Barros


Nenhum comentário:

Postar um comentário