sábado, 31 de outubro de 2009

SUSTENTABILIDADE: dicas para ser "VERDE".

Confira as dicas preparadas para você implantar ações sustentáveis com baixos custos de investimentos.
Existem dezenas de iniciativas que podem ser implantadas para reduzir os resíduos, utilizar menos energia, melhorar a eficiência e envolver os colaboradores na diminuição dos impactos ambientais da sua empresa.
Muitas destas iniciativas não exigem elevados investimentos. Para exemplificar, a seguir, estão algumas opções.

Tenha uma base

"Você não pode reduzir o que não foi primeiro medido", declara Allison Hannon, gerente regional para o The Climate Group, uma organização sem fins lucrativos que ajuda empresas e governos a resolver questões sobre o aquecimento global.
Medir a sua pegada de carbono pode parecer muito complexo, mas existem muitas ferramentas fáceis e gratuitas disponíveis para que as empresas possam obter uma medida rápida de suas emissões de carbono, diz Tommy Linstroth, diretor de sustentabilidade para Melavar, uma empresa de desenvolvimento sustentável imobiliário de Savannah, Ga.
Depois de medir a sua pegada de carbono, você pode identificar as áreas com maior impacto e maior potencial para a mudança. Uso de eletricidade e transporte de trabalhadores podem representar os maiores impactos e oportunidades de redução em um edifício de escritórios, ou aterro de resíduos e de mercadorias de uma fábrica de operação.

Mergulho no Lixo
"Se você quer que as pessoas pensem sobre os resíduos que produzem a cada dia, mostre a eles", aconselha Jim Hartzfeld, diretor de Interface Raise, a unidade de consultoria sustentável da Interface, de Atlanta.
Quando a Interface começou a falar em posturas mais ecológicas e na sustentabilidade com foco empresarial, no início dos anos 90, Hartzfeld diz que todos pensaram que eles eram loucos. "Mas ninguém poderia argumentar com a idéia de redução de resíduos", diz ele. "Nós só precisava de uma maneira de torná-lo visível."

Diminua o fluxo

Todos já ouviram falar, e - e esperamos que já usem – das lâmpadas de alta eficiência nos escritórios. Mas você sabia que você pode fazer o mesmo tipo de mudança nas torneiras do seu banheiro e obter um retorno sobre investimento ainda mais rápido?
"O caudal da maioria das torneiras de banheiro é de 2,2 litros por minuto", diz Linstroth. "Essa é a mesma quantidade de água que você usa para tomar uma ducha. É um sobre uso ridículo e desnecessário."
A Melavar substituiu todas os arejadores das torneiras (controlam o fluxo de água) dos banheiros para versões de 0,5 litros por minuto. "Por US$ 3/torneira, reduzimos nosso uso da água de 50 a 75%. Se cada empregado lava as suas mãos três vezes ao dia, esse é um montante substancial de poupança de água, ao longo de um ano", diz ele. "Não há nem o que pensar."


Mude
Quando realizou uma auditoria de suas emissões de gases do efeito estufa, Melavar descobriu que um dos seus maiores culpados foi a gasolina usada para que os empregados fossem e voltassem do trabalho. Para lutar contra esse impacto, o grupo Linstroth lançou uma série de incentivos para transporte.
Para incentivar a carona, uma parceria com a empresa Atlanta"s Clean Air concede aos “caroneiros” mensais dois cartões. Além de brindes, também são designadas vagas preferenciais nos estacionamento mais próximo ao edifício para Caronas e veículos híbridos. Nenhum destes programas custa para implantar.


Transforme Resíduos em lucro

Quando você pensa nos resíduos que sua empresa produz, olhe além da convencional reciclagem de um meio para um fim, sugere Bill Hoffman, da rede Waste to Profit Network. Trata-se de uma base de informações que interliga empresas que têm necessidade de matérias-primas ou de partes que, de outra forma seriam jogados fora.
"Reunimos pessoas de diferentes indústrias que normalmente não falam uns com os outros e fazemos com que trabalhem em conjunto", diz ele.


Envolva todo mundo

Todos os especialistas concordam que o envolvimento dos trabalhadores é fundamental para tornar uma iniciativa verde de longo prazo num sucesso. A melhor forma de fazê-lo é tornar divertido, diz Christina Page, diretor de clima e energia no Yahoo.
O Yahoo tentou tornar suas iniciativas verdes divertidas no Dia da Terra, em 2007, quando desafiou os seus empregados a reduzir o consumo energético em 20% dentro de uma semana. O incentivo?
"Se eles atingissem essa meta, os co-fundadores prometeram lutar sumô no gramado de entrada", disse. "Foi uma forma fácil, divertida, criativa, de envolver as pessoas", afirma Page.


Não esqueça seus clientes

Incentivar e premiar os clientes para participar de programas ambientais, tais como faturamento sem papel ou usar sacolas de pano em vez das de plástico, pode ajudar as empresas a reduzir seus impactos ambientais e promover a lealdade entre os consumidores ambientalmente conscientes.
Um exemplo dessa estratégia inovadora foi recentemente implantada pela rede varejista Marks & Spencer, em Londres, que lançou no mês passado uma parceria com a Scottish and Southern Energy.
O programa chamado M&S Energia buscou incentivar os clientes na redução do seu consumo de energia. Aqueles que reduzirem sua utilização anual de energia em 10% no primeiro ano receberão vales da M&S no valor de £ 15 (equivalente a R$ 50,00). "O setor de energia pode ser bastante complexo e queremos torná-lo mais simples para os nossos clientes", diz Carl Leaver, diretor da M&S.

Por Sarah Fister Gale
Fonte: BiO2 (www.bio2.com.br)
18/03/2009

Abraços,

Camila Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário